18/10/2020 às 21h43min - Atualizada em 18/10/2020 às 21h43min
Aluna da UniFG conquista medalha de ouro no JUNES Acadêmico 2020


A estudante Raquel de Souza Cunha, do curso de Direito da UniFG, recebeu a medalha de ouro na Modalidade Acadêmico dos Jogos Universitários do Nordeste 2020. A competição foi realizada no dia 11 de Outubro, de forma on-line, com organização das Federações Universitárias Esportivas do Norte e Nordeste e o apoio da Confederação Brasileira do Desporto Universitário.

 

Com a pontuação de 9.07, a estudante conquistou a medalha de ouro no Grupo B, além do primeiro lugar geral na competição. Foram inscritos 11 artigos científicos de estudantes das regiões Norte e Nordeste. Os trabalhos foram avaliados em sua parte escrita e por uma apresentação oral. A atleta também compõe a equipe de karatê da UniFG. Em 2019, Raquel conquistou uma medalha de bronze na competição de karatê dos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs) e a medalha de ouro nos Jogos Universitários da Bahia (JUBA).

No JUNES, Raquel apresentou um trabalho intitulado “Garantias legais de acesso ao esporte de rendimento: realidade enfrentada por atletas do interior do estado da Bahia”. Praticante de esportes de rendimento há quase 10 anos, a estudante vivenciou as dificuldades para conseguirem auxílio por parte do Poder Público Municipal. “No decorrer dos estudos da graduação do curso de Direito observei que a Constituição Federal reconhece o acesso ao esporte como direito de cada um, bem como o dever do Estado de fomentar as práticas desportivas tanto formais quanto não formais. A partir dessa informação, passei a pesquisar quais deveres o Poder Público Municipal tem para com atletas, especificamente os da modalidade rendimento”.

A apresentação de Raquel está disponível no YouTube:

“Esse resultado é fruto do conjunto de projetos que a UniFG apoia e acredita, como o incentivo ao esporte, e da formação baseada no tripé ensino, pesquisa e extensão”, afirma Mateus Carmo, coordenador do curso de Educação Física da UniFG, que também participou da comissão avaliadora da competição.

O Prof. Mateus Carmo compôs a equipe de professores avaliadores, que foi composta por dois professores da Bahia, dois do Rio Grande do Norte e três do Ceará. “Agradeço ao presidente da Federação Universitária Baiana de Esportes, Simon Vasconcelos, pelo contive, além de acreditar no esporte universitário e em todas as instituições de ensino”.

 

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADA
Obras de revitalização do Lajedo Novo estão bem avançadas e irá proporcionar valorização e um...
Câmara de Guanambi aprova criação do Dia Municipal de Prevenção às...
Prefeitura de Guanambi exonera malhadense suspeito de desviar mais de 500 mil...
Vereadores participam de reunião na Escola Municipal Professor Celito...
GALERIAS
CLASSIFICADOS