08/02/2020 às 22h04min - Atualizada em 08/02/2020 às 22h04min
4 motivos para não comprar um carro zero km no Brasil


Comprar um carro zero nem sempre é um bom investimento. Em algumas ocasiões, é possível usar a mesma quantia de dinheiro para adquirir veículos seminovos que oferecem mais acessórios e até conjuntos mecânicos superiores.

A depreciação, o custo com documentação e até o valor do seguro automotivo também podem oferecer obstáculos.“Um zero quilômetro deprecia entre 10% e 20% no instante em que deixa a loja”, explica Maurício Feldman, CEO da Volanty, autotech que conecta compradores e vendedores de seminovos. A empresa separou alguns motivos para não investir em um veículo novo.

4 motivos para não comprar um carro zero km no Brasil

Imposto mais alto

Além do investimento ser mais alto, os zero quilômetro têm IPVA mais caro que os usados e seminovos. Por isso, antes de comprar, vale pesquisar os custos dos impostos do modelo escolhido.

Adicionais e acessórios custam mais caro

Quando se compra um carro zero, o valor do modelo básico já é mais elevado, se comparado ao seminovo. Caso queira incluir algum acessório, a compra será ainda mais cara. A vantagem de um seminovo é que ele pode vir com muito mais adicionais que um carro zero, mas sem cobrar mais por isso.

Documentação

Quem compra um veículo novo precisa pagar o IPVA, que custa de 3 % a 4% do valor do veículo. Já no caso dos usados, dependendo da época do ano, é possível encontrar modelos que já estão com o imposto pago.

Negociação

Em uma concessionária os valores de um carro zero não são tão negociáveis. Já quando se opta pela compra de um seminovo, por exemplo, é possível barganhar um desconto. Também é possível negociar os valores de acordo com os opcionais que o veículo oferece.

Garagem 360

NOTÍCIAS RELACIONADA
Novas regras para ciclomotores, bikes e patinetes entram em vigor em...
GM vai parar a produção do carro mais popular do...
Evento de carros antigos exibe mais de 500 raridades...
Golpe do IPVA: veja como ocorre e dicas para se...
GALERIAS
CLASSIFICADOS