09/12/2021 às 20h41min - Atualizada em 09/12/2021 às 20h41min
"Supergênero": Forró é declarado patrimônio imaterial brasileiro


As Matrizes Tradicionais do Forró foram reconhecidas como Patrimônio Cultural do Brasil, nesta quinta-feira (9), após reunião extraordinária do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, órgão vinculado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A proposta teve apoio de 423 forrozeiros de todo país, por meio de abaixo-assinado.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, comemorou a decisão. "Eu, como nordestino e sanfoneiro, fico muito honrado em ver o reconhecimento das matrizes tradicionais do forró como patrimônio cultural do Brasil. Este título é mais do que necessário para a nossa cultura e, também, para o turismo nacional. Um ritmo que encanta e leva alegria a milhares de pessoas mundo afora não poderia ficar de fora dessa seleta lista. Parabéns a todos os forrozeiros!".

Segundo o parecer técnico de 2021 do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan, "a noção de 'matrizes' serve para destacar práticas que, estando vivas e em plena vigência, inspiram continuamente forrozeiros e músicos contemporâneos de diversas outras filiações". 

A solicitação de Registro foi apresentada em 2011 pela Associação Balaio do Nordeste e pelo Fórum Forró de Raiz da Paraíba, recebendo o endosso da superintendência do Iphan do estado.

NOTÍCIAS RELACIONADA
Cantor malhadense se apresenta no programa “Aqui Tem Nordeste” na TV...
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Grupo Molejo, aos 51...
Dois anos sem Marília Mendonça: artista continua quebrando recordes mesmo após...
João Neto, da dupla com Frederico, revela que está com...
GALERIAS
CLASSIFICADOS