30/03/2024 às 09h14min - Atualizada em 30/03/2024 às 09h14min
Secretaria de Saúde de Guanambi registra dois óbitos por dengue


A Secretaria de Saúde de Guanambi, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica confirma nesta sexta-feira (29/03), o registro de dois óbitos de pacientes vítimas de Dengue:

 

- Paciente do sexo masculino, com idade de 17 anos e portador de comorbidade. Estava internado na UNACON de Caetité desde o dia 27/03/24, transferido da UPA de Guanambi.  Naquela unidade realizou coleta de sangue para sorologia de Dengue no mesmo dia, indo  a óbito no dia 28/03/24. Confirmado resultado reagente para Dengue no dia 29/03/24 pelo LACEN de Guanambi.

 

- Paciente do sexo feminino, com idade de 30 anos, portadora de comorbidade. Estava internada no Hospital Geral de Guanambi (HGG), desde o dia 22/03/24. Realizou coleta de sangue para sorologia de Dengue no dia 27/03 e veio a óbito no dia 28/03/24. Confirmado resultado reagente para Dengue no dia 29/03/24 pelo LACEN de Guanambi.

 

A Prefeitura de Guanambi, através de toda equipe da Secretaria Municipal de Saúde, se solidariza com familiares e amigos neste momento de dor e pesar.

 

 Cuidados e série de providências já tomadas

 

Em tempo, a Secretaria de Saúde reforça a necessidade dos cuidados dentro das residências, onde se comprova que 85% dos casos, o mosquito Aedes aegypti, tem sido encontrado por nossas equipes. Mediante a epidemia que atinge diversos estados e mais de 200 municípios baianos, a pasta da saúde vem tomando ao longo dos meses uma série de providências: 

 

- Reforço do trabalho de prevenção e combate dos Agentes de Controle de Endemias;

 

- Transparência social com a divulgação dos boletins semanais de arboviroses;

 

- Parcerias com entidades civis para reforço do trabalho educativo da população;

 

- Convocação e treinamento de mais Agentes de Combate as Endemias e Agentes Comunitários de Saúde aprovados no último concurso púbico (processo em curso);

 

- Capacitação com atualização de protocolos dos trabalhadores da saúde que lidam diretamente com a população;

 

- Produção de vasto material informativo para distribuição para a população;

 

- A pasta segue solicitando a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), a liberação do Carro Fumacê;

 

- Tratamento perifocal diário, que consiste na borrifação de inseticidas diretamente nos focos do mosquito;

 

- Tratamento de bloqueio aeroespacial, que se trata da aspersão de inseticidas por meio de bomba costal motorizada em maiores dimensões, no intuito de atingir diretamente os mosquitos da dengue;

 

- O Departamento de Vigilância Epidemiológica, em conjunto com a Secretaria de Infraestrutura, realiza ainda frequentemente a limpeza de canais, roçagem em áreas de lagoas, limpeza bocas de lobo, etc;

 

- Visita e intervenção aos locais onde a população realiza denuncia através dos números disponibilizados, com notificação de proprietários de terrenos e intervenção com aplicação de inseticidas;

 

- Dezenas de donos de lotes já foram notificados e realizaram a limpeza de terrenos urbanos;

 

- Monitoramento diário do volume de atendimento da UPA 24h com aumento da equipe em dias mais críticos;

 

- Ampliação do atendimento de casos leves para as unidades de saúde da cidade e distritos no turno vespertino para não sobrecarregar a UPA e assim, poder tratar melhor os casos mais graves.

NOTÍCIAS RELACIONADA
Tradicional São João do Distrito de Mutans acontece neste final de...
Nova Rodoviária será prioridade como obra estruturante para o município de Guanambi; projeto já...
Prefeitura de Guanambi recebe ‘Selo Transparência’ dos festejos juninos, concedido pelo Ministério...
Cultura FM de Guanambi também lidera audiência nas plataformas de streaming de rádio, conforme dados...
GALERIAS
CLASSIFICADOS