Prefeito de Guanambi se reúne com colonos e expressa preocupação com a baixa vazão da Barragem de Ceraíma
O prefeito Nal Azevedo se reuniu nesta terça (16), com o secretário municipal de Agricultura Vanderlei Florêncio e com o presidente da Cooperativa Agrícola de Irrigação do Projeto de Ceraíma, Marco Antônio Fraga da Silva (Biludo), para tratar de uma preocupação pertinente dos colonos, que é a rápida diminuição da vazão do reservatório da Barragem de Ceraíma. Segundo foi afirmado no encontro, o reservatório está com cinquenta por cento da sua capacidade total, com 25,1 milhões de m³.
“Esse número se deve ao fato de que a EMBASA continua utilizando a água da Barragem de Ceraíma para abastecimento de muitas cidades, que deveriam ser abastecidas pela Adutora do São Francisco”, afirmou, o líder cooperativista. Segundo disse o secretário municipal, o projeto de irrigação de Ceraíma é de grande importância para os produtores rurais do distrito e para região de Guanambi, tendo em vista que o perímetro consegue abastecer toda a nossa região, além de gerar aproximadamente 3.000 empregos diretos, tornando estas famílias dependentes da água da barragem para continuarem produzindo.
“Nesse sentido, apresentamos o problema para o Prefeito Nal, que declarou total apoio a causa e preocupação, afirmando que buscará o mais rápido possível, a melhor forma de resolver a questão, junto as autoridades ligadas a Embasa e Codevasf”.
- Dados oficiais preocupante
Segundo dados oficiais da Codevasf, as últimas chuvas colocaram na Barragem de Ceraíma apenas 486 mil metros cúbicos de água. Nesta mesma época do ano passado, o volume era de 42,1 milhões de m³, perfazendo o volume de 82,4%.
Créditos fotos da barragem: Léo Dias