29/11/2023 às 15h29min - Atualizada em 29/11/2023 às 15h29min
Pavimentação da BR-030 reduzirá distancia entre Guanambi e Brasília em 120 quilômetros


A pavimentação do trecho de quase 300 quilômetros da BR-030, entre os municípios de Carinhanha, na Bahia, e Mambaí, em Goiás, diminuirá as distâncias entre o Centro-Oeste do país e as regiões Oeste, Centro-Sul e Sul da Bahia.

As obras do trecho entre Carinhanha e Cocos começaram no início deste ano e no primeiro semestre de 2024 deverá ser iniciado o trecho até a BR-020, no município goiano. O edital de licitação foi lançado esta semana pelo Ministério dos Transportes, por meio do Departamento Nacional de Estradas e Rodagens (Dnit).

Quando as obras forem concluídas, a rodovia deve se tornar uma ligação importante entre estas regiões. No futuro, deve se tornar uma via importante integrada à Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que também está com licitação aberta para continuidade das obras do Lote 5 do trecho II, entre Caetité e Bom Jesus da Lapa.

Em relação a Guanambi, cortada por um trecho já pavimentado da BR-030, haverá uma redução em cerca de 15% no trajeto até a capital federal. Atualmente são percorridos cerca de 840 quilômetros pela BR-349, passado por Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitória e Correntina, até acessar a BR-020, próximo a Posse/GO.

Com a pavimentação do novo traçado, esta distancia será de aproximadamente 720 quilômetros, tornado Brasília a segunda capital mais próxima, atrás apenas de Salvador, com 680 quilômetros, e mais próxima que Belo Horizonte, com 790 quilômetros.

Mudança no traçado

 

Projetada nos anos de 1970 para ser uma ligação entre Brasília e Maraú, na região portuária da Bahia, a BR-030 teve seu traçado modificado por uma portaria do Dnit do final de 2018. Anteriormente, a rodovia cruzava a divisa da Bahia com Minas Gerais na altura dos municípios de Feira da Mata/BA e Juvenília/MG.

Com a mudança, o traçado deixou de passar pelo Norte de Minas Gerais para seguir sobrepondo a BA-594 até Cocos, e posteriormente até o estado de Goiás.

 

Tiago Marques - Agência Sertão

NOTÍCIAS RELACIONADA
IPVA 2026 na Bahia: quem pagar antecipado pode garantir desconto de...
Crise institucional na Fecomércio ganha novo...
Risco em mineração de material nuclear na Bahia vira motivo de investigação...
Pedreiro de 61 anos realiza sonho e se forma em engenharia civil no interior da...
GALERIAS
CLASSIFICADOS