12/12/2025 às 06h56min - Atualizada em 12/12/2025 às 06h56min
PF investiga fraudes com biometria de clientes idosos na agência da Caixa em Guanambi


A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira (11) a Operação Mimetismo, voltada a combater um esquema de fraudes bancárias que envolvem biometria facial e digital de clientes idosos.

Segundo a PF, o prejuízo causado pelo esquema ultrapassa R$ 1 milhão apenas em contas de clientes da Bahia. Para cometer os crimes, o grupo usava pessoas jovens para se passar por correntistas centenários e acessar contas com altos valores e pouca movimentação.

A apuração identificou cerca de 20 contas fraudadas vinculadas a agências da Caixa Econômica Federal em Guanambi e mais 9 cidades baianas.

As irregularidades foram detectadas pela Centralizadora Nacional de Segurança e Prevenção à Fraude (Cefra), após movimentações suspeitas em contas de pessoas com mais de 100 anos.

Em vários casos, houve cadastramento indevido de biometria em nome das vítimas, o que permitia saques vultosos em lotéricas e depósitos em contas ligadas ao grupo.

 Parte dos investigados é recém-contratada da Caixa, que teria usado o acesso privilegiado ao sistema para facilitar o cadastramento fraudulento da biometria.

 Esses funcionários e demais envolvidos atuavam principalmente no Pará, onde as biometrizações eram realizadas.

Nesta quinta, a PF cumpre dois mandados de suspensão do exercício de função pública, direcionados a esses empregados, além de três mandados de busca e apreensão em endereços nas cidades de Belém e Dom Eliseu, no Pará.

Também houve bloqueio judicial de contas bancárias para descapitalizar o grupo criminoso.

Os investigados devem responder por furto mediante fraude, associação criminosa e outros crimes previstos na legislação penal.

 

Achei Sudoeste

NOTÍCIAS RELACIONADA
Sons tipo paredão são desligados após denúncia de perturbação do sossego na zona rural de...
94ª CIPM faz balanço do Carnaval da Diversidade e Lavagem da Esquina do Padre 2026 em...
Batida entre micro-ônibus da prefeitura e caminhão deixa dois mortos e 20 feridos na...
Morador de Caetité relata invasão de conta bancária e prejuízo superior a R$ 10...
GALERIAS
CLASSIFICADOS