PCdoB e PSD registram candidatos à Câmara de Guanambi
Mais dois partidos registraram suas candidaturas às cadeiras da Câmara Municipal de Guanambi. O PCdoB concorrerá com 17 candidatos, já o PSD, partido do prefeito Jairo Magalhães, oficializou 13 nomes para a disputa.
Pelo PCdoB, apenas um nome já foi eleito para o legislativo, trata-se do ex-vereador Paulo Costa. Tem também o suplente Super Bené, que chegou a ocupar a cadeira por um mês na atual legislatura. Os demais são pretendentes a uma primeira cadeira.
Já o PSD vem com três nomes em tentativa de reeleição, Hélio Lelé, Homero Castro e Tião Nunes. Os demais vão tentar uma vaga pela primeira vez, com exceção de Dabim, que chegou a ocupar uma cadeira como suplente.
Para a disputa de prefeito, os dois partidos estarão na mesma coligação, apoiando Jairo Magalhães para prefeito e Vandilson Medeiros para vice-prefeito, que ainda não registraram a chapa.
PSDB, Republicanos, DEM e PV
Quatro partidos já registram candidaturas anteriormente – DEM, PV, PSDB e Republicanos. O PSDB irá concorrer com 23 candidatos e o Republicanos terá 16 nomes na disputa. Nenhum dos representantes dos dois partidos concorre à reeleição. Todos irão concorrer a uma primeira vaga no legislativo municipal
Na eleição para prefeito, os dois partidos estão na Coligação “O trabalho é a nossa marca” que agrupa também o PP, PDT, PSL e DEM, partido do ex-governador e ex-prefeito Nilo Coelho, candidato a mais um mandato. O registro da candidatura foi efetuado nesta terça-feira (22).
O DEM terá 23 candidatos e o PV concorre com 12. Pelo DEM, vários candidatos tentarão reeleição, como os vereadores Agostinho Lira, Eponina Pó, Fabrício Lopes, Lilia, Neto de Dim, Pastor Edileno, Vanderlei de Ceraíma e Zaqueu. Outros que já foram vereadores tentarão voltar a ocupar uma cadeira na casa – Adão Oliveira, Dr Son da Biolac, Elder Guimarães, Fausto Azevedo, Jair Rocha, Nair de Fátima e Vá Donato.
No PV, nenhum dos candidatos teve experiência no legislativo municipal. O partido não realizou coligação para a disputa majoritária e não terá candidato a prefeito.
As convenções municipais definiram três candidaturas ao cargo de prefeito de Guanambi. Além de Nilo Coelho, Jairo Magalhães (PSD) é candidato a reeleição e a suplente de deputada Valda Acs será candidata pelo PT. Nenhuma das duas ultimas candidaturas foi registrada até o momento.
Avante e PT devem ser os próximos a registrar suas candidaturas a vereador. Os demais partidos terão até o dia 26 para efetuarem os registros de seus candidatos. A campanha eleitoral só será permitida a partir do próximo domingo (27).
Eleições
As eleições serão realizadas no dia 15 de novembro. O adiamento ocorre em função da pandemia do coronavírus e acarretou mudanças no calendário eleitoral.
Nas Eleições Municipais de 2020, pela primeira vez, candidatos ao cargo de vereador não poderão concorrer por meio de coligações. O fim das coligações na eleição proporcional foi aprovado pelo Congresso Nacional por meio da reforma eleitoral de 2017. Com isso, o candidato a uma cadeira na câmara municipal somente poderá participar do pleito em chapa única dentro do partido ao qual é filiado.
Para o cargo de prefeito, continua sendo possível a união de diferentes partidos em apoio a um candidato.
Candidatos a vereador em Guanambi
Até o momento, seis partidos registraram 104 candidatos á Câmara Municipal. Clique nos nomes para informações completas.
Candidatos a Vereador do PCdoB em Guanambi
Nome na Urna | Nome Completo | Nº |
![]() |
EDILMA COTRIM DA SILVA | 65222 |
![]() |
LUIZ EDUARDO DE JESUS BACELAR | 65100 |
![]() |
GILENO DA SILVA ALVES | 65451 |
![]() |
GILSON MONTALVÃO DE OLIVEIRA | 65147 |
![]() |
IÊDA DA SILVA GUIMARÃES | 65000 |
![]() |
JACKSON NASCIMENTO OLIVEIRA | 65888 |
![]() |
JACKSON TEIXEIRA COSTA | 65192 |
JERLENE FERNANDES | 65900 | |
![]() |
JORGE MESSIAS ROCHA | 65721 |
![]() |
LUCINEIDE VIEIRA DOS SANTOS | 65555 |
![]() |
MARIA SELMA PEREIRA DA SILVA | 65123 |
ADERVANDE PEREIRA DA COSTA | 65065 | |
![]() |
PAULO SERGIO PEREIRA COSTA | 65121 |
![]() |
ROMÁRIO GUIMARÃES OLIVEIRA | 65777 |
![]() |
BENEVALDO LOPES DOS SANTOS | 65333 |
![]() |
ANTÔNIO NUNES SANTANA | 65798 |
![]() |
JOSÉ MARIA DOS SANTOS OLIVEIRA | 65999 |
Candidatos a Vereador do PSD em Guanambi
Nome na Urna | Nome Completo | Nº |
ALINE DIAMANTINO SILVA | 55000 | |
![]() |
JOSIMARIO RICHARLLI DE MENDONÇA | 55444 |
![]() |
AMINADAB NUNES LIMA | 55456 |
![]() |
MANOEL MESSIAS SANTANA | 55111 |
![]() |
ANDRÉ LUÍS MOITINHO FAGUNDES | 55678 |
![]() |
HÉLIO PEREIRA DA SILVA | 55345 |
![]() |
HOMERO DE OLIVEIRA CASTRO | 55333 |
ISAIAS ALVES DA SILVA | 55777 | |
![]() |
JOÃO PEDRO DE VASCONCELOS JUNIOR | 55555 |
LUCIDALVA MARIA RIBEIRO | 55500 | |
![]() |
ROSINEI GOMES MENEZES | 55123 |
SUÉLIA ALVES BORGES LESSA | 55222 | |
![]() |
BELONIZIO NUNES ARAÚJO | 55100 |