18/08/2023 às 06h36min - Atualizada em 18/08/2023 às 06h36min
Moraes autoriza quebra de sigilo bancário de Bolsonaro e Michelle


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta quinta-feira (17) a quebra do sigilo bancário e fiscal do ex-presidente Jair Bolsonaro e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. 

A medida foi solicitada na semana passada pela Polícia Federal (PF) no âmbito da investigação da Operação Lucas 12:2, que apura o suposto funcionamento de uma organização criminosa para desviar e vender presentes recebidos pelo ex-presidente de autoridades estrangeiras.

Segundo as investigações, os desvios começaram em meados de 2022 e terminaram no início deste ano. Entre os envolvidos estão o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, e o pai dele, o general de Exército, Mauro Lourena Cid. O militar trabalhava no escritório da Apex, em Miami. 

Conforme regras do Tribunal de Contas da União (TCU), os presentes de governos estrangeiros deviam ser incorporados ao Gabinete Adjunto de Documentação Histórica (GADH), setor da Presidência da República responsável pela guarda dos presentes, e que não poderiam ficar no acervo pessoal de Bolsonaro, nem deixar de ser catalogados.

A Agência Brasil busca contato com a defesa de Bolsonaro. 

 

Por André Richter - Repórter da Agência Brasil 

NOTÍCIAS RELACIONADA
Casal é flagrado fazendo sexo em oratório de...
Escola de samba que homenageou Lula é rebaixada do Grupo...
Lula autoriza contratação de Datena com salário altíssimo em TV pública e causa desconforto em...
Com medo, homem que denunciou o Careca do INSS e o filho de Lula diz estar desprotegido pela PF: “não...
GALERIAS
CLASSIFICADOS