Felipe Duarte pede segurança hídrica para os agricultores de Guanambi
Com o objetivo de garantir segurança hídrica para os agricultores de Guanambi e região, nesta quinta-feira (01), o deputado estadual Felipe Duarte (PP) esteve em reunião na Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), juntamente com o secretário de agricultura do município, Vanderlei da Ceraíma, e o representante da Cooperativa de Irrigação do Perímetro Irrigado de Ceraíma, Marco Antônio Fraga.
No encontro, Felipe pediu uma nova avaliação da Embasa, diante da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), para identificar a possibilidade de preservar a água da barragem de Ceraíma e utilizar apenas as barragens da adutora de São Francisco, mais conhecida como adutora do Algodão, e da barragem do Poço Magro, que atualmente conta com 90% de capacidade.
“Nós temos que fortalecer a nossa economia e fortalecer a geração de emprego e renda. Essa é uma preocupação de todos que trabalham e precisam da água de Ceraíma para manter o perímetro irrigado vivo”, disse o deputado.
Com a constante retirada de água da Barragem de Ceraíma, o fornecimento de frutas e verduras da região pode ficar comprometido, além da possibilidade de gerar uma onda de desemprego em dezenas de famílias na região. “A gente não pode cruzar os braços diante da atual situação. Queremos que a barragem de Ceraíma seja a terceira opção e não a primeira”, explicou Vanderlei.
Após conversa com o deputado Felipe Duarte, o presidente da Embasa garantiu uma nova avaliação técnica da operação no local. O parlamentar comemorou o resultado da reunião e reafirmou o compromisso com a resolução do pleito. “Fico feliz em saber que fomos ouvidos e que uma nova avaliação será realizada. Nosso objetivo é garantir segurança hídrica na região e não mediremos esforços para que nosso povo trabalhe sem qualquer tipo de preocupação”, completou o deputado.