Escala 6x1: Como é a jornada de trabalho nos países do G20?
Em meio às recentes discussões acerca do fim da escala de trabalho 6x1, na qual os trabalhadores descansam um dia a cada seis dias de trabalho, pode vir a tona o questionamento: como são as jornadas de trabalho de outros países pelo mundo?
Entre os países do G20, grupo das vinte maiores economias do mundo, que se reunirão no Rio de Janeiro entre os próximos dias 14 e 19, a jornada de trabalho varia entre 32 e 47 horas semanais, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho.
Países como a China e a Índia possuem uma média de 47 e 46 horas trabalhadas por semana, respectivamente, enquanto outros países, como a Austrália e o Canadá, possuem uma média de 32 horas semanais de trabalho.
Segundo os dados da OIT, o Brasil tem uma carga média de 39 horas trabalhadas na semana por pessoa empregada. A lei, no entanto, prevê um limite de 8 horas diárias e 44 horas semanais.
As jornadas de trabalho exaustivas, principalmente aquelas que abarcam trabalhar seis dias por semana, viraram tema de discussões no Brasil, o que culminou na apresentação de um Projeto de Emenda à Constituição, por parte da deputada federal Érika Hilton (PSOL-MG), que prevê uma diminuição da carga horária máxima para 36 horas e um limite de 4 dias trabalhados por semana.
Confira a lista dos países do G20 com as jornadas de trabalho semanais mais longas:
1. Índia — 47 horas
2. China — 46 horas
3. México; Turquia — 44 horas
5. África do Sul ? 43 horas
6. Indonésia ? 40 horas
7. Brasil; Rússia ? 39 horas
9. Coreia do Sul; EUA ? 38 horas
11. Argentina; Japão ? 37 horas
13. França, Itália, Reino Unido ? 36 horas
16. Alemanha ? 34 horas
17. Austrália e Canadá ? 32 horas
A Arábia Saudita, que faz parte do G20, não possui dados registrados na OIT
Bahia Notícias