Cientistas descobrem mais de 250 ovos de dinossauros na Índia
Mais de 250 ovos fossilizados de titanossauro, um dos maiores dinossauros que já caminharam na Terra, foram descobertos por pesquisadores da Universidade de Delhi (Índia). No caso, 92 ninhos com 256 ovos no total deixados pelos antigos animais foram encontrados na Formação Lameta, no Vale de Narmada, conhecido sítio arqueológico situado na área central do país.
Os locais dos berçários estão espalhados em vários pontos por cerca de mil quilômetros de extensão. A descoberta revelou a existência de 6 espécies diferentes que viviam na região durante o período Cretáceo Superior, de 100 a 66 milhões de anos atrás, indicando mais diversidade do que se pensava ter naquele sítio.
Além disso, a novidade trouxe mais informações sobre os hábitos de vida desses dinossauros. Os autores do novo estudo, publicado na revista acadêmica PLOS ONE, afirmam que a disposição dos ninhos mostra que os titanossauros enterravam os ovos em covas rasas, assim como os crocodilos fazem.
Muitas dessas incubadoras foram encontradas em colônias, depositadas de modo agrupado e sequencial na mesma área, como feitas por aves modernas. Dessa forma, o espaçamento próximo sugere que os dinossauros adultos tomavam um certo cuidado para se deslocar naquele ambiente, tendo que migrar para outras partes a fim de não pisar nos futuros bebês. Logo, os filhotes provavelmente nasciam longe de seus pais e não contavam com sua proteção.
Vale destacar que os titanossauros, herbívoros gigantes com longos pescoços e caudas, viveram em todos os continentes antes de sua extinção. Isso é confirmado através de fósseis encontrados em diversos países.
Powered by Froala Editor
tecmundo