12/09/2024 às 05h39min - Atualizada em 12/09/2024 às 05h39min
Brasil registra mais de 500 casos de assédio sexual em órgãos públicos em 2024


Durante os últimos oito meses de 2024, a Controladoria-Geral da União (CGU) registrou cerca de 571 denúncias e reclamações relacionadas a assédio sexual em órgãos públicos federais brasileiros. O levantamento é fruto do painel “Resolveu?” que reúne as solicitações de 173 ouvidorias de ministérios,  universidades, autarquias e empresas estatais.

 

 

Das importunações, mais de 97% são referentes a denúncias e 2,5% a reclamações. A plataforma constrói um ranking das ouvidorias com maior número de relatos. Entre os primeiros está a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), com 32 ocorrências. O Ministério da Saúde aparece em segundo lugar, com 20 manifestações, seguido pela Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), que totalizou 20. A CGU também aparece na lista, com 20 denúncias ou reclamações de assédio sexual.  

 

Também é possível visualizar, a maioria dos assuntos das denúncias se referem a ““condutas de natureza sexual”, somando 246 das representações nas ouvidorias. As demais queixas incluem assédio, conduta docente, assédio em universidade e institutos federais, assédio sexual docente e outros. A ferramenta também contabiliza as manifestações dos órgãos dos executivos estaduais. No mesmo período, foram cerca de 142 denúncias e quatro reclamações do gênero. 

 

O painel não dispõe de muitas informações sobre o perfil de quem realiza as denúncias. Ao todo, cerca de 74,91% dos casos não incluíram o registro racial. Os declarados brancos somam 14,43% das manifestações e negros 9,62%. Apenas 88 dos denunciantes informaram a sua identidade de gênero, dos quais 75% eram mulheres e 25% homens.

 

A lista de entidades estaduais com maior número de ocorrências tem a Secretaria do Estado de Educação e Desporto Escolar (SEDUC) do Amazonas em primeiro lugar, com 24 registros. O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) aparece na segunda posição, somando 21 casos.

 

 

Bahia Notícias

NOTÍCIAS RELACIONADA
Homem recebe multa milionária por suspeita de atear fogo em...
Brasil registra mais de 500 casos de assédio sexual em órgãos públicos em...
Motorista coloca passageira para descer e faz sexo com mulher dentro de...
X, antigo Twitter, anuncia o fim das atividades no Brasil e responsabiliza Alexandre de...
GALERIAS
CLASSIFICADOS