18/05/2026 às 09h50min - Atualizada em 18/05/2026 às 09h50min
Expo Guanambi 2027 será realizada de 12 a 16 de maio


A próxima edição da Expo Guanambi será realizada entre os dias 12 e 16 de maio de 2027. O anúncio foi feito na noite deste domingo, 17 de maio, pelo empresário Roberto Maia, idealizador do ExpoCenter Guanambi, durante o encerramento oficial do evento.

A confirmação ocorreu no palco principal da arena de shows, antes da apresentação da dupla Diego & Victor Hugo, atração gratuita que encerrou a programação musical da exposição. Também foram anunciadas as atrações do São João do Gurutuba 2026. Antes dos anúncios, a cantora Diely Anjos também se apresentou na arena.

A Expo Guanambi marcou o retorno da exposição agropecuária ao calendário regional e foi realizada de forma integrada à 5ª Feira de Negócios de Guanambi. Durante cinco dias, o ExpoCenter recebeu feira de animaistorneio leiteiro, leilões, palestras técnicas, estandes institucionais e empresariais, parque de diversõespraça de alimentação e shows.

O evento registrou grande movimentação de público em todos os dias de programação. O maior fluxo ocorreu no sábado, 16 de maio, quando o parque recebeu cerca de 38 mil pessoas, segundo balanço divulgado pela Polícia Militar da Bahia, por meio do 17º Batalhão de Polícia Militar. No mesmo dia, a Superintendência Municipal de Trânsito contabilizou mais de 12 mil veículos no entorno do evento.

Apesar do grande volume de público no sábado, a Polícia Militar informou que nenhuma ocorrência relevante foi registrada no parque. A operação contou com atuação da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Superintendência Municipal de Trânsito, bombeiros civis, seguranças privados e equipes da organização.

A programação também contou com participação de órgãos públicos, instituições de ensino e entidades ligadas ao setor produtivo. Entre os participantes estiveram Adab, Codevasf, Governo do Estado, Prefeitura de Guanambi, Câmara Municipal, IF Baiano, Sistema Faeb/Senar, além de empresas dos setores agropecuário, comercial, industrial, financeiro, educacional, alimentício e de serviços.

A diversidade de expositores foi um dos pontos de destaque da edição. A feira reuniu desde empresas do agronegócio, máquinas, veículos, insumos, genética animal e tecnologia até instituições públicas, comércio local, empreendimentos de alimentação, marcas regionais e prestadores de serviços. O espaço também recebeu produtores rurais, criadores, estudantes, empresários e visitantes de Guanambi e de várias cidades da região.

Na programação agropecuária, a feira de animais movimentou o parque ao longo da semana, com bovinos, caprinos, ovinos e equinos. Também foram realizados leilões e o Torneio Leiteiro, vencido pela vaca Ludimila, do criador Thiago Fernandes, com média de 62,11 quilos de leite por dia.

Mesmo com o resultado positivo de público e participação institucional, o evento também foi alvo de críticas por parte de visitantes. Entre as reclamações relatadas estiveram os preços considerados altos de bebidas e alimentos, a lentidão no trânsito nas vias de acesso, filas e relatos de superlotação na arena de shows em momentos de maior público.

No sábado, quando ocorreu o show de Pablo, o trânsito ficou lento em um trecho de mais de cinco quilômetros na chegada ao ExpoCenter. A operação precisou acionar um plano de emergência para direcionar parte dos veículos para os fundos do estacionamento, com o objetivo de melhorar o fluxo. Segundo informações da operação de trânsito, o tempo médio de espera dentro do circuito até o estacionamento ficou entre 15 e 20 minutos.

As críticas se somaram ao desafio operacional de receber grande quantidade de pessoas em uma estrutura recém-inaugurada e em um evento de grande porte. Ao mesmo tempo, a realização consolidou o ExpoCenter como novo espaço para eventos regionais e reacendeu a expectativa para a continuidade da exposição nos próximos anos.

Com o anúncio da nova data, a organização sinaliza a intenção de manter a Expo Guanambi como evento anual no calendário do município. A próxima edição deverá ocorrer novamente em maio, período tradicionalmente ligado à exposição agropecuária, reunindo atividades econômicas, institucionais, culturais e de entretenimento. A organização fará uma avaliação completa do evento para planejar a próxima edição.

Tiago Marques - Agência Sertão

   
NOTÍCIAS RELACIONADA
Câmara de Guanambi realiza Sessão Ordinária com debates sobre saúde mental materna e combate ao...
Após entregar 34 obras, Prefeitura de Guanambi investe R$ 35 milhões em 12 frentes de trabalho e...
Legislativo Guanambiense participa de Audiência Pública sobre implantação do Transporte Coletivo em...
Instituto de Saúde Mental Neves Teixeira se destaca em Guanambi no tratamento de dependência química...
GALERIAS
CLASSIFICADOS